SENAR


O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural - SENAR - Administração Central, foi criado pela Lei Federal nº 8315, de 23 de dezembro de 1991 e regulamentado pelo Decreto nº 566/92, de 10 de junho de 1992, com o objetivo de organizar, administrar e executar no território brasileiro o ensino da formação profissional rural e a promoção social do trabalhador rural.

Em caráter provisório o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural - Administração Regional do Estado do Paraná - SENAR-PR, iniciou suas atividades em 1993, através de convênio entre a Confederação Nacional de Agricultura - CNA e a Federação da Agricultura do Estado do Paraná - FAEP, onde surgiram e se desenvolveram os primeiros programas de cursos.

Desde o início de suas atividades, o SENAR-PR estabeleceu seu programa de trabalho fundamentando-se em alguns princípios estabelecidos em suas Diretrizes de Ação e que permanecem até os dias atuais. São os seguintes estes princípios:
Atingir a grande massa de trabalhadores rurais;
Priorizar a qualificação dos que se encontram em estágios mais atrasados em cada segmento;
Mobilizar todo potencial da sociedade organizada, tais como; sindicatos, cooperativas, estabelecimentos de ensino, pesquisa, fabricantes e distribuidores de insumos, máquinas e equipamentos, órgãos do Governo e entidades privadas, estabelecendo acordos de cooperação para trabalhos conjuntos;
Maximizar os resultados dos recursos financeiros disponíveis, procurando utilizá-los num modelo de gestão de baixos custos fixos, privilegiando as atividades fins;
Ações de formação profissional modulares, com alta capilaridade, propiciando igualdade de oportunidades;
Combinar qualificação com promoção social, de forma a orientar o trabalhador/produtor a tirar o melhor proveito econômico e social de seu trabalho e/ou de sua propriedade.


Baseado nestes princípios, a preocupação do SENAR-PR centrou-se, inicialmente, na figura do trabalhador rural, tanto que o primeiro curso realizado foi o de aplicação de agrotóxicos, mediante parceria com a Andef, visando reduzir os casos de intoxicação e mortes e evitar danos ao meio ambiente pelo uso incorreto de defensivos agrícolas. Paralelamente a este, tendo como parceira a empresa New Holland, foram desenvolvidos os cursos para operadores de tratores e colheitadeiras. As atividades e o rol de cursos promovidos foram então efetivados segundo a demanda do mercado, sendo ano a ano acrescentados novos cursos à sua programação até que o agravamento da crise na agricultura levou o SENAR-PR a redefinir as prioridades. Passou então, a enfatizar cursos voltados para a área de administração rural, não apenas com o intuito de proporcionar aos trabalhadores e produtores rurais melhores instrumentos de gestão, mas também, por uma questão de racionalização operativa, criar a demanda, visando à preparação de mão-de-obra para a maximização de resultados da produção.

Na Promoção Social, visando a melhoria da qualidade de vida da comunidade rural, promove ações como o Programa Agrinho, que se tornou, ao longo dos anos, em um compromisso institucional, face ao seu alcance junto às comunidades. A estratégia básica deste Programa foi centrada no repasse de orientações e conscientização de crianças e jovens sobre temas como saúde, cidadania, meio ambiente, trabalho e consumo, com a certeza que eles disseminam aos seus pais os conhecimentos recebidos.

Toda a execução da programação do SENAR-PR foi centrada na premissa da parceria. Desta maneira desde sua criação, tem firmado convênios com a Federação da Agricultura de Estado do Paraná - FAEP e os Sindicatos Rurais Patronais nos diversos municípios paranaenses, ficando os mesmos responsáveis pela mobilização e inscrição dos participantes, de forma a viabilizar os eventos previstos no planejamento anual.

Mais recentemente, também a Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado do Paraná - FETAEP passou a engajar-se nesse esforço.

Associou-se, assim, a diversas instituições públicas e privadas, bem como, congêneres do Sistema 'S', ampliando sua atuação com o objetivo de apoiar a transformação da propriedade rural e com vistas a promover o desenvolvimento social e tecnológico do trabalhador, produtor rural e suas famílias, tendo elegido como pontos prioritários:
Geração de emprego e renda;
Higiene e segurança;
Produtividade;
Qualidade e competitividade;
Cidadania; e
Meio ambiente, intensificando, assim, a oferta de cursos de qualificação e aperfeiçoamento em quase todo o setor agropecuário, com ênfase na área de gestão.

Conselho Administrativo Presidente: Ágide Meneguette

Membros Titulares
Rosanne Curi Zarattini
Wilson Thiesen
Darci Piana
Ademir Mueller

Membros Suplentes
João Luiz Rodrigues Biscaia
Nelson Costa
Ari Faria Bittencourt
Marcos Junior Brambilla

Conselho Fiscal
Sebastião Olímpio Santaroza
Luiz de Oliveira Netto
Jairo Correa de Almeida

Membros Suplentes
Ciro Tadeu Alcântara
Lauro Lopes
Mario Plefk

Superintendente
Ronei Volpi

Gerentes
Denize L. B. de Souza - Gerência Administrativo/Financeiro
Elcio Chagas da Silva - Gerência Técnica
Henrique de Salles Gonçalves - Gerência Unidade de Planejamento